Descrição do curso
ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Coordenação: Luciana Cardoso Nogueira Londe – Drª em Genética e Bioquímica – UFU
Duração 15 meses
Titulação Especialista em em ANÁLISES CLÍNICAS
Carga Horária: 360h
Modalidade Presencial
Previsão de início: Dezembro de 2017
Inscrição: R$ 90,00
Investimento: 1+14x 320,00
DOCENTE | ARÉA DE PESQUISA |
Poliane Osmira Rodrigues Sakon | Mestre em ciências da nutrição |
Luciana Cardoso Nogueira Londe | Doutora em genética e bioquímica |
Maria Lina de Santana Freitas | Mestre em ciências da educação |
Ilidiano Bráz | Especialista em análise e perícia ambiental |
Suzanne Ariadne de Souza | Doutora em genética e melhoramento |
Talita Antunes | Doutora em ciências da saúde |
Wesley Ferreira Roque | Especialista em educação e matemática |
Fernanda Alves Oliveira | Mestre em biotecnologia |
EMENTÁRIO
EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Processo de aquisição do conhecimento. Pensamento científico e ciência no mundo atual. Epistemologia da Ciência. A educação científica para a compreensão dos processos epistemológicos, metodológicos e ético-políticos envolvidos no conhecimento produzido pelo ser humano nas ciências empíricas. A função das descobertas, dos problemas, das hipóteses e teorias. Estabelecimento de relações entre concepções de Ciência e o fazer educativo.
GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
A disciplina abordará conceitos sobre a estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição e tradução da informação genética, além das mutações gênicas. Também serão abordados os fundamentos e aplicações das principais técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas, na identificação humana e na tecnologia do DNA recombinante.
Apresentação aos alunos dos diversos métodos de diagnóstico molecular aplicado às análises clínicas de patologias, na medicina forense, terapia gênica e bioinformática.
BIOQUÍMICA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
Análise de metabólitos bioquímicos que possibilitem auxiliar o diagnóstico e monitoramento de patologias relacionadas ao metabolismo glicídico, protéico, hidroeletrolítico, mineral e à função renal.
PARASITOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
Estudo morfobiológico de protozoários e helmintos de interesse em medicina humana no Brasil. Epidemiologia, diagnóstico laboratorial e profilaxia de protozooses e helmintoses de interesse em Saúde Pública. Técnicas de diagnóstico dos parasitas intestinais, sanguíneos e teciduais (protozoários, helmintos e artrópodos).
MICROBIOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
Patologia Clínica / Medicina Laboratorial; Definição e estatísticas do setor; Subespecialidades; Profissionais envolvidos; O laboratório de análises clínicas numa visão empresarial; Tendências atuais; Identificação e avaliação de riscos e perigos; História e Conceito de Microbiologia; Alguns trabalhos importantes ao longo dos séculos; Caracterização e classificação dos microrganismos; Taxonomia e nomenclatura ; Isolamento e caracterização de microrganismos; Cultura pura – o que é e como obter; Manutenção de culturas; Contagem e identificação de bactérias e fungos; Isolamento de aeróbios e anaeróbios; Identificação e cultivo de protozoários, algas e vírus; Ética e bioética aplicada às ciências da saúde; A filosofia prática; Maneiras de percebermos a moral; Ética e suas funções; Distinção entre normas éticas e morais; Definição e evolução da Bioética; Bioética clínica; Múltiplas abordagens.
CITOLOGIA ONCÓTICA
Estudo morfofisiológico de células provenientes de raspados ou aspirados de líquidos de cavidades ou de lesões sólidas a fim de diagnosticar alterações citopatológicas
TOXICOLOGIA
Abordagem dos principais elementos tóxicos ao organismo humano, visando ao diagnóstico das intoxicações.
HEMATOLOGIA
Visão geral da hematopoiese, levando-se em conta aspectos de sua origem, fatores reguladores, estrutura e alterações que poderão acometê-la.
Entendimento fisiopatológico dos distúrbios imuno-hematológicos para estabelecer o diagnóstico laboratorial preciso e garantia de qualidade em provas pré- transfusionais.
IMUNOLOGIA
Princípios de imunologia; Mecanismos de resistência; Antígeno (Ag) e Anticorpo (Ac); Complementos; Imunoprofilaxia; Vacinas; Soros; Imunohematologia; Diagnóstico imunosorológico de doenças infecto-parasitárias; O emprego dos testes sorológicos; Diagnóstico individual e coletivo; Técnicas imunosorológicas; Reações de aglutinação; Reações de precipitação – imuno difusão; Reação de imunoeletroforese; Reações de fixação do complemento; Reação de imunofluorescência; Ensaios imunoenzimáticos; Outras técnicas; Imunologia dos transplantes; Imunodeficiências; Autoimunidade; Tratamento de doenças autoimunes; Imunodeficiência.
MICOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
Classificação geral dos seres vivos. Reino Fungi: definição. Importância dos fungos. Micologia aplicada. Introdução à metodologia de exames micológicos em Laboratório de Análises Clínicas. Diagnóstico micológico das principais micoses humanas: superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas (oportunistas e primários). Tratamento das micoses.
GESTÃO DE LABORATÓRIOS E CONTROLE DE QUALIDADE
Laboratórios clínicos; Regulamento técnico para laboratórios clínicos; Definições essenciais; Organização laboratorial; Procedimentos gerais; Regras técnicas básicas; Limpeza de material; Preparação de soluções; Sistema internacional de unidades de medidas; Padronização; Gestão e controle de qualidade; Gestão da qualidade para laboratórios de saúde; As Normas ISSO; Normas técnicas para laboratório de saúde; Certificação e Acreditação; Legislação Nacional; Objetivos, ensaio de proficiência e parâmetros de controle; Controle de qualidade em equipamentos, materiais e reagentes; Controle de qualidade de funcionários; Ergonomia em laboratórios; História e domínios; Riscos ergonômicos em laboratórios; CASES; Aplicação da gestão de custos; Definindo e classificando custos de qualidade; Sistema de Informação Laboratorial (LIS) e Sistema de Automação Laboratorial (LAS);Aplicação da ferramenta seis sigma.
BACTERIOLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
História da bacteriologia; Morfologia e citologia; Morfologia bacteriana; Citologia; Fisiologia e crescimento bacteriano; Nomenclatura taxonômica; Cocos; Cocos gram-positivos; Cocos gram-negativos; Bacilos; Bacilos Gram-positivos; Bacilos Gram-negativos; Espiroquetas; Micobactérias; Características gerais; Diagnóstico laboratorial para Tuberculose e Hanseníase; Testes bioquímicos tradicionais para identificar diferentes espécies; Bioquímicos tradicionais; Testes automatizados e moleculares; Interpretação de resultados e laudos; Métodos de visualização e coloração.
VIROLOGIA APLICADA ÀS ANÁLISES CLÍNICAS
Vírus; Características gerais; Replicação de vírus; Vírus bacterianos – bacteriófagos; Vírus de doenças humanas; Vírus DNA; Vírus RNA; Infecções e hepatites virais; Síndrome da imunodeficiência adquirida – aids, viroides, príons e oncogênicos; AIDS; Viroides; Príons; Vírus oncogênicos; Diagnóstico laboratorial para vírus; Coleta de material; Isolamento de vírus; Identificação direta e indireta dos vírus; Ensaios Moleculares.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Desenvolvimento de uma pesquisa com apresentação em formato de artigo ou monografia ou maquete ou outro formato condizente com a formação desejada.
ESTÁGIO OU PROJETO DE INTERVENÇÃO
Contato do acadêmico nos espaços de atuação do profissional. Elaboração de um projeto de intervenção numa das áreas de formação profissional.
INSCREVA-SE
Informações e Inscrições na secretaria da faculdade ou através do e-mail: posfacitec@facitec.net
Rua Cirilo Barbosa n° 46, Centro – Janaúba – MG
Tel: (38) 3821 6566 ou (38) 3821 1070